PERÍODOS GERAIS De forma
geral a história da igreja está organizada em seis grandes períodos:Ø Apostólico
(pentecostes até cerca de 100 AD)Ø Era das Perseguições ( 100 a 313 d.C)Ø Imperial (313 a
476 d.C)Ø Idade Média ou Igreja Medieval (476 a 1453 d.C)Ø A Reforma (1453
a 1648)Ø Cristianismo Moderno (de 1648 até início do séc. 20)
CONTRIBUIÇÃO DOS
POVOS Cada um, ao seu tempo, pela providência divina, criou as condições da
sociedade em que o Cristianismo apareceu realizando as suas primeiras
conquistas.1. Os Romanos a) Contribuíram com a unificação dos povos.b) Com a Pax
Romana (29 a.C a 180 d.C).c) Intercâmbio entre os povos.2. Os Gregos a)
Contribuíram com a filosofia.b) Influenciaram os povos a pensar.c) Com uma
língua universal.3. Os Judeus. a)
Mordomos da verdadeira religião.b) Contribuíram com livros inestimáveis.c). Com
a diáspora.
PRIMEIROS FATOS (da
ascensão de Cristo a pregação de Estevão 30 a 35)A Igreja de Cristo iniciou sua
trajetória com um movimento de caráter mundial, no dia de Pentecostes (LerAt
2.1-6; 41-47), cerca do ano 30, no fim da primavera, em Israel. Na cidade de
Jerusalém começa a trajetória histórica da Igreja.Ø Primeiras
conversões, movimentos de evangelização;Ø Instituição do diaconato
(Ler At 6. 1-7);Ø Primeira perseguição culminando com o martírio de Estevão (Ler At 7.
54-60) ;F Observa-se nesse tempo a falta de expansão missionária. A igreja permanecia em seu próprio território quando deveria
avançar com a evangelização.
A EXPANSÃO DA IGREJA(do
martírio de Estevão ao concílio de Jerusalém 35 a 50 )Nessa época decidiu-se
uma importante questão: O cristianismo continuaria como seguimento judaico ou
abriria suas portas para todas as raças (Concílio de Jerusalém - Ler At 15.
1-19).A igreja nesse tempo estava restrita a Jerusalém e aldeias vizinhas, seus
membros eram judeus ou prosélitos. Em
50 d.C. a igreja estava estabelecida na
Síria, Frigia, Ásia Central e Europa.
PRINCIPAIS FATOS:Ø Diáspora cristã
judaica. Nesse tempo o evangelho chega a Antioquia da Síria cerca de 480 km de
Jerusalém;Ø Conversão de Saulo, (Ler At 9. 1-9);Ø O evangelho
chega ao gentio Cornélio (Ler At 10. 9-15 e 11.17);Ø Integração de
Paulo na Igreja de Antioquia (At. 11. 25,26);Ø Separação e
envio dos primeiros missionários (At 13. 2,3);Ø Evangelização de
grandes cidades e centros urbanos (At. 13 e 14): Antioquia, Lista, Derbe,
Listra, Icônio, Salamina etc. A IGREJA ENTRE OS GENTIOS
(do concílio em Jerusalém ao martírio de Paulo 50 a 68)Para conhecimento sobre
os acontecimentos dos 20 anos posteriores ao concílio de Jerusalém dependemos
do livro de Atos, Epístolas de Paulo e, talvez, o primeiro versículo da primeira
carta de Pedro, que se refere,possivelmente, a países visitados por ele. Nesse
tempo foram escritos a maior parte dos livros do NT. PRINCIPAIS FATOS:F A obra
missionária alcança todo Império Romano – “o campo é o mundo“ conforme Mt 13,
para a igreja da época.F 2ª e 3ª viagens missionárias de Paulo e sua
equipe. O evangelho chegou a Europa, através da cidade de Filípos,(At 16). Os
principais líderes do período foram: Paulo,Pedro e Tiago.F Acontece a
primeira perseguição imperial, 64 d.C. O Imperador Nero, lança sobre os
cristãos a culpa pelo incêndio de Roma, 18 de julho 64 d.C. Milhares foram
presos, torturados e mortos. Entre esses, Pedro (67) e Paulo (68 d.C).
Morte de Pedro,crucificado
de cabeça para baixo, por se achar indigno de ter uma morte igual ade Cristo (amando
de Nero). “Também o apóstolo Paulo
sofreu sob esta primeira perseguição sob Nero. [...] Os soldados chegaram e
o tiraram da cidade para o lugar das execuções, onde, depois de ter orado, deu
seu pescoço à espada.” (O Livro dos Mártires) e Tiago foi apedrejado depois de ser
jogado do alto do templo A ERA SOMBRIA (do martírio de Paulo até a morte de João 68 a 100
d.C)A última geração do primeiro século, a que vai do ano 60 ao 100 AD,
chamamos de "Era Sombria", em razão de astrevas da perseguição
estarem sobre a igreja. Nesse momento foram escritos os últimos livros do
NT. Entretanto a formação do Novo Testamento com os livros que o compõe, como
cânon, não foi imediata. Algumas Igrejas aceitavam somente alguns livros como
inspirados e outras igrejas, livros diferentes. Gradualmente os livros do Novo
Testamento, tal como usamos hoje, conquistaram a proeminência de escritura
inspirada . No fim da era apostólica
encontramos luz e sombras misturadas nos relatos que se referem a igreja. As
normas de caráter eram elevadas, porém o nível da vida espiritual era inferior
ao que se manifestava nos primitivos dias apostólicos.Neste período (80 d.C)
Domiciano proibiu totalmente o culto cristão e renovou o decreto que obrigava
todos a cultuarem o imperador.Nesta fase as igrejas da Ásia muito sofreram
vitimando por exemplo o apóstolo João, que foi enviado de Éfeso a Roma,onde se
afirma que foi lançado num caldeiro de óleo fervendo. Escapou milagrosamente,
sem dano algum.
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