sexta-feira, 24 de julho de 2015

História da igreja - I.T.Q Vespasiano - Alunos de Sábado à tarde e à distância - 3º ano teológico - 2015

         PERÍODOS GERAIS De forma geral a história da igreja está organizada em seis grandes períodos:Ø Apostólico (pentecostes até cerca de 100 AD)Ø Era das Perseguições ( 100 a 313 d.C)Ø Imperial (313 a 476 d.C)Ø Idade Média ou Igreja Medieval (476 a 1453 d.C)Ø A Reforma (1453 a 1648)Ø Cristianismo Moderno (de 1648 até início do séc. 20)
       CONTRIBUIÇÃO DOS POVOS Cada um, ao seu tempo, pela providência divina, criou as condições da sociedade em que o Cristianismo apareceu realizando as suas primeiras conquistas.1. Os Romanos  a) Contribuíram com a unificação dos povos.b) Com a Pax Romana (29 a.C a 180 d.C).c) Intercâmbio entre os povos.2. Os Gregos  a) Contribuíram com a filosofia.b) Influenciaram os povos a pensar.c) Com uma língua universal.3. Os Judeus.  a) Mordomos da verdadeira religião.b) Contribuíram com livros inestimáveis.c). Com a diáspora.
     PRIMEIROS FATOS (da ascensão de Cristo a pregação de Estevão 30 a 35)A Igreja de Cristo iniciou sua trajetória com um movimento de caráter mundial, no dia de Pentecostes (LerAt 2.1-6; 41-47), cerca do ano 30, no fim da primavera, em Israel. Na cidade de Jerusalém começa a trajetória histórica da Igreja.Ø Primeiras conversões, movimentos de evangelização;Ø Instituição do diaconato (Ler At 6. 1-7);Ø Primeira perseguição culminando com o martírio de Estevão (Ler At 7. 54-60) ;F Observa-se nesse tempo a falta de expansão missionária. A igreja permanecia em seu próprio território quando deveria avançar com a evangelização.
        A EXPANSÃO DA IGREJA(do martírio de Estevão ao concílio de Jerusalém 35 a 50 )Nessa época decidiu-se uma importante questão: O cristianismo continuaria como seguimento judaico ou abriria suas portas para todas as raças (Concílio de Jerusalém - Ler At 15. 1-19).A igreja nesse tempo estava restrita a Jerusalém e aldeias vizinhas, seus membros    eram judeus ou prosélitos. Em 50 d.C. a igreja estava estabelecida  na Síria, Frigia, Ásia Central e Europa.
    PRINCIPAIS FATOS:Ø Diáspora cristã judaica. Nesse tempo o evangelho chega a Antioquia da Síria cerca de 480 km de Jerusalém;Ø Conversão de Saulo, (Ler At 9. 1-9);Ø O evangelho chega ao gentio Cornélio (Ler At 10. 9-15 e 11.17);Ø Integração de Paulo na Igreja de Antioquia (At. 11. 25,26);Ø Separação e envio dos primeiros missionários (At 13. 2,3);Ø Evangelização de grandes cidades e centros urbanos (At. 13 e 14): Antioquia, Lista, Derbe, Listra, Icônio, Salamina etc.    A IGREJA ENTRE OS GENTIOS (do concílio em Jerusalém ao martírio de Paulo 50 a 68)Para conhecimento sobre os acontecimentos dos 20 anos posteriores ao concílio de Jerusalém dependemos do livro de Atos, Epístolas de Paulo e, talvez, o primeiro versículo da primeira carta de Pedro, que se refere,possivelmente, a países visitados por ele. Nesse tempo foram escritos a maior parte dos livros do NT. PRINCIPAIS FATOS:F A obra missionária alcança todo Império Romano – “o campo é o mundo“ conforme Mt 13, para a igreja da época.F 2ª e 3ª viagens missionárias de Paulo e sua equipe. O evangelho chegou a Europa, através da cidade de Filípos,(At 16). Os principais líderes do período foram: Paulo,Pedro e Tiago.F Acontece a primeira perseguição imperial, 64 d.C. O Imperador Nero, lança sobre os cristãos a culpa pelo incêndio de Roma, 18 de julho 64 d.C. Milhares foram presos, torturados e mortos. Entre esses, Pedro (67) e Paulo (68 d.C).
      Morte de Pedro,crucificado de cabeça para baixo, por se achar indigno de ter uma morte igual ade Cristo (amando de  Nero). “Também o apóstolo Paulo sofreu sob esta primeira perseguição sob Nero. [...] Os soldados chegaram e o tiraram da cidade para o lugar das execuções, onde, depois de ter orado, deu seu pescoço à espada.” (O Livro dos Mártires) e Tiago foi apedrejado depois de ser jogado do alto do templo A ERA SOMBRIA (do martírio de Paulo até a morte de João 68 a 100 d.C)A última geração do primeiro século, a que vai do ano 60 ao 100 AD, chamamos de "Era Sombria", em razão de astrevas da perseguição estarem sobre a igreja. Nesse momento foram escritos os últimos livros do NT. Entretanto a formação do Novo Testamento com os livros que o compõe, como cânon, não foi imediata. Algumas Igrejas aceitavam somente alguns livros como inspirados e outras igrejas, livros diferentes. Gradualmente os livros do Novo Testamento, tal como usamos hoje, conquistaram a proeminência de escritura inspirada .  No fim da era apostólica encontramos luz e sombras misturadas nos relatos que se referem a igreja. As normas de caráter eram elevadas, porém o nível da vida espiritual era inferior ao que se manifestava nos primitivos dias apostólicos.Neste período (80 d.C) Domiciano proibiu totalmente o culto cristão e renovou o decreto que obrigava todos a cultuarem o imperador.Nesta fase as igrejas da Ásia muito sofreram vitimando por exemplo o apóstolo João, que foi enviado de Éfeso a Roma,onde se afirma que foi lançado num caldeiro de óleo fervendo. Escapou milagrosamente, sem dano algum.

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